As baleias precisam de santuários já!

Uma das melhores maneiras de se proteger as baleias é com a criação de santuários, que são refúgios para os animais em áreas delimitadas nos mares do planeta para garantir uma chance de recuperação às populações.

Atualmente existem dois santuários criados pela Comissão Internacional Baleeira (CIB): o Santuário do Oceano Índico (criado em 1970) e o Santuário do Oceano Antártico (1994).

No entanto, o status de santuário dessas regiões é temporário, devendo ser reavaliado dentro de períodos determinados pela CIB.



Para agravar essa situação, o Santuário Antártico tem sido sistematicamente desrespeitado pelo Japão que, anualmente, caça baleias na região, alegando estar fazendo 'pesquisa científica'. O resultado dessa pesquisa pode ser visto toda vez que o Nisshin Maru, navio-fábrica da frota baleeira japonesa, chega a algum porto daquele país: caixas e mais caixas de carne de baleia, pronta para o consumo. É ciência embalada e pronta para chegar às prateleiras dos supermercados e balcões de restaurantes.


Para aumentar a segurança das baleias, o Greenpeace defende que todos os oceanos transformem-se em um Santuário Global.

Saiba mais no site oficial do Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/oceanos/contra-a-amea-a-de-extin-o-u

Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário